PARDÊS

O INSTITUTO PARDÊS ECOPSICOLOGIA tem como missão divulgar a Ecopsicologia através de dois eixos. O eixo formativo é a Escola de Ecopsicologia que oferece treinamentos, seminários, workshops e cursos. O eixo terapêutico é o Ateliê Terapêutico, voltado para o cuidado psicoterapêutico e ecopsicoterapêutico para promover saúde mental, bem-estar e crescimento pessoal.

Pardês é uma palavra da língua hebraica que pode ser traduzida como pomar ou jardim. Nos escritos kabbalistas ela faz referência aos níveis cada vez mais profundos de conhecimento e compreensão dos textos sagrados e também à técnicas de ampliação da consciência em direção à realidade espiritual. Simbolicamente o Pardês representa a condição humana e o processo de individuação: somos seres enraizados na terra mas voltados para a imensidão cósmica. Pardês é a imagem  de nosso jardim interno: alimentados pelos elementos da terra e do cosmos produzimos flores, frutos e sementes com a matéria viva de nossa existência.

A logomarca do Instituto Pardês Ecopsicologia é obra da artista plástica Josane Norman e representa o vaso alquímico onde acontecem as transformações psíquicas e, ao mesmo tempo, as transformações que ocorrem na natureza, denotando a sinergia entre natureza interna e natureza externa. A Araucária é homenageada como grande Árvore-Mãe Ancestral, nutridora e exemplo de resiliência das matas do Atlântico Sul.